Saiba quanto custa o serviço de limpeza

Empresa de limpeza especializada

Cabe à assembleia de condomínios escolher o tipo de vínculo que pretende contratar relativamente aos serviços prestados ao condomínio. Contratar empresas de limpeza especializadas ou funcionários, e se decidirem pelas primeiras, a escolha dá-se através de orçamentos. Neste seguimento, por regra, o administrador apresenta três orçamentos obrigatórios. Os condóminos escolhem um dos três orçamentos apresentados, mas será que efetivamente sabem qual é o valor médio praticado no mercado? Porque contratar empresas especializadas, ao invés de um funcionário?

 Quais são as diferenças entre contratar uma empresa de limpeza especializada ou um funcionário?

Na maior parte das vezes, contratar um funcionário para o condomínio não compensa, na medida em que os custos são extremamente elevados e o vínculo laboral tende a ser cada vez mais caro, devido à antiguidade do mesmo.

Todos os encargos com ordenado, seguro de acidentes de trabalho, taxa social única e subsídio de alimentação. De acordo com a lei, ainda deve ser assegurado o âmbito da higiene e segurança no trabalho, medicina no trabalho e formação profissional, sendo obrigadas a garantir 35 horas por ano de formação acreditada.

Neste sentido, a opção mais viável, atendendo as contas do prédio, recai na contratação de empresas especializadas ou trabalhadores independentes.

Cenário para o inquérito:

Montamos um cenário para chegar aos valores praticados no mercado pelas empresas. Os critérios para a especificação dos preços foi o seguinte:

  • Um condomínio que necessite de limpeza todas as semanas;
  •  Um prédio médio, com 4 apartamentos por piso, e 4 pisos;
  • Cada piso detém um corretor de 7 m comprimento x 2,2 m largura, o r/c é ligeiramente maior, porque conta com o hall de entrada, com mais 5 metros, o que dá um total equivalente a 73 metros quadrados pelos 4 pisos;
  • + Escadaria, com corrimão em metal;
  •  + Elevador;
  •  + 1 Porta em madeira de acesso às escadas (por piso) + 1 porta de entrada geralmente em vidro;

 

Inquérito sobre os valores de mercado praticados pelas empresas de limpeza:

Assim, entramos em contacto com 15 empresas e solicitamos ajuda para responder a esta questão. Asseguramos que não divulgaríamos a identificação das respetivas. No entanto, apenas 10 empresas retornaram uma resposta, e gostaríamos de agradecer as suas prontas respostas na colaboração desta informação.

Entretanto, não podemos deixar de mencionar um facto que nos pareceu caricato, e não podíamos deixar passar desapercebido. Algumas empresas que não anunciam na nossa plataforma, disponibilizaram ajuda na obtenção de responda prontamente, sem contrapartida nenhuma.

Enquanto, algumas empresas, que anunciaram gratuitamente na plataforma, quando solicitado que respondessem à questão, para que desenvolvêssemos o conteúdo ao nosso público, simplesmente não responderam.

 Gostaríamos de deixar claro o seguinte aspecto, esta plataforma tem um custo, que não é cobrado as empresas até o momento, a única coisa que pedimos é a colaboração na recolha de informação e deve ser uma mão de dupla via. Por este motivo, e por ocorrências semelhantes, muito em breve a plaforma NetCondominio.pt apresentará novos serviços com soluções pagas pelas empresas e neste sentido, poderão não colaborar.

Posto isto, vamos ao que interessa, a média respondida pelas 10 empresas que colaboraram com o nosso inquérito rondou os valores mínimos de 80 euros, os preços máximos para um prédio com essas especificações foram de 155 euros/mês e a média em torno dos 120 euros/mês, com limpeza uma vez por semana.

Outro artigo que poderá ser de seu interesse é a  Contratação de serviços para o condomínio. Nele, fica a saber a diferença entre os tipos de contrato, a necessidade de contratação e seguros de acidente de trabalho.

 

 

Por favor, siga-nos ou deixe seu like:
 

Deixe uma resposta