A primeira regra básica para poupança na eletricidade do condomínio é verificar todas as luzes do prédio, com a finalidade de saber que tipo de lâmpadas estão a ser utilizadas. Todavia, a lâmpada LED possui diversas vantagens, em termos comparativos é até 90% mais eficientes do que as incandescentes, e a sua durabilidade é 8 vezes superior a lâmpada de halogéneo. Além disso, não atrai insetos e não há emissão de radiação UV, sendo por tanto, a mais indicada.
Portanto, outro aspeto importante são os sensores de movimento, sua função é detetar a presença do individuo através de raios infravermelhos. Nesse sentido, isso ocorre quando passamos pelos campos do feixe projetado, como também, através da alteração de temperatura. Assim, nestas duas situações o circuito fecha-se, ligando a luz por um tempo programado ou enquanto houver movimentação. O sensor é ligado à corrente e ao equipamento que deseja ativar, desta forma, evita eficazmente o desperdício de eletricidade.
Analisámos algumas simulações realizadas nos websites de algumas empresas bastante conhecidas no mercado liberalizado da eletricidade. Os contratos não obrigam mais a fidelização, desta forma poderá mudar para outro fornecedor a qualquer momento e usufruir de descontos e tarifas mais atrativas do mercado. Na nossa simulação considerámos a potência contratada de 13,8 kVA e consumo de 100/kWh. Normalmente a potência mínima contratada para um condomínio é 13,8 kVA. Este valor poderá ser facilmente ultrapassado num edifício de média ou grandes dimensões. Quanto maior a potência contratada, maior o impacto em alguns tarifários apresentados no mercado.
[membership level=”0,-3,-4″]Continue a ler este artigo, saiba mais acerca deste procedimento. Este conteúdo é exclusivo aos Membros Vip e/ou Plano membros Vip + Publicidade , clique no link e confira o que cada plano tem a oferecer. [/membership] [membership level=”3, 4″]Resultado da simulação:
A concorrência apresenta valores muito similares, contudo, atualmente a Goldenergy apresenta os valores mais aliciantes do mercado. Todas as despesas que possam ser pagas por débito direto na conta do condomínio são uma mais-valia pela segurança e tempo poupados e por outro lado as empresas de eletricidade incentivam esta prática através de pequenos descontos.
Assim, reunimos os simuladores de cada fornecedor do exemplo anterior, através deles poderá simular exatamente a potência contratada e o consumo mensal do seu condomínio. Estas opções expostas foram as mais viáveis do mercado.
Fornecedores | ||
EDP | Energia Simples | Iberdrola |
Endesa | Goldenergy | Ylce |
Confira nossa dica sobre conta corrente para o condomínio e como poderá poupar na escolha da instituição bancária e conta empresariais. Saiba também como reduzir os custos através dos consumíveis.
[/membership]