4 dicas para gestão do condomínio

Como conseguir melhores resultados com condomínio

A questão que se coloca é, como aumentar resultados gestão de condomínios? O desafio dos administradores consiste em atender às necessidades do condomínio muitas vezes num ambiente hostil. Assim, consideramos quatro dicas de ouro muito simples, mas que também podem ser úteis para ajudar os administradores nessa árdua tarefa, não havendo recurso para tanto, a primeira dica é a prevenção.

Quando é necessário fazer uma troca de coluna, uma reparação, isto se torna muito mais caro, se o condomínio tivesse agido preventivamente. Neste sentido, os gastos seriam menores. É sempre recomendável a reparação o quanto antes. Nas garagens, por exemplo, as colunas de sustentação que estejam em locais de maior fluxo e manobra de veículos, devem ser conservadas através de um protetor de coluna.

Primeira dica:

Dessa maneira, o administrador deve solicitar pareceres técnicos sobre a parte estrutural e dos respetivos equipamentos, como bomba de água, caldeiras e etc. A manutenção preventiva dos mesmos corresponde a poupança a longo prazo. Portanto, a partir daí, estabelecer uma ordem de prioridades. Assim, é fundamental uma base para o planeamento do fundo de reserva a longo prazo. Elaborar pelo menos 3 cenários para atingir o fundo de reserva necessário ao menor esforço possível para os condóminos.

Segunda dica:

Outra dica importante é a análise da implementação de painéis solares, pois o retorno é muito superior aos juros obtido com a aplicação do fundo de reserva. Este sistema têm vindo a tornar-se mais competitivos a cada ano que passa, o período de retorno situa-se entre os 5 e os 10 anos, em média, contudo, esta estimativa vária tendo em conta o perfil de consumo de cada cliente. Os painéis fotovoltaicos tem um tempo de vida útil de 25 anos. 

Obter uma poupança substancial através da utilização da energia produzida pelos painéis ao utilizar este sistema como “Unidades de Produção para Autoconsumo”, funciona da seguinte forma:

[membership level=”0,-3,-4″]Continue a ler este artigo, saiba mais acerca deste procedimento. Este conteúdo é exclusivo aos Membros Vip e/ou Plano membros Vip + Publicidade , clique no link e confira o que cada plano tem a oferecer.

[/membership] [membership level=”3, 4″]

A energia que não é utilizada, é vendida à rede elétrica nacional. Assim sendo, os painéis devem ser dimensionados para maximizar a utilização da energia produzida. Outro ponto a favor deste tipo de painéis é que existe uma dependência à rede de eletricidade, ou seja, quando não há luz solar é utilizada a energia da rede e mesmo que não haja utilização da energia dos painéis solar devido ao facto da maior parte das pessoas estarem a trabalhar no horário em que a luz solar é mais intensa e os elevadores não serem utilizados, neste momento, os painéis solares estão a produzir energia para venda da energia para a rede elétrica.

Como melhorar os resultados na gestão do condomínio

Terceira dica:

Nesse sentido a terceira dica é a pesquisa constante de fornecedores e a negociação dos contratos de prestação de serviços. Quanto maior for o leque de fornecedores, maior será a margem de negociação e mais preparado estará para colmatar os imprevistos e podem sair bem mais caro, tendo em conta a falta de alternativas imediatas. Saiba como reduzir os custos da conta corrente do condomínio.

Quarta dica:

A quarta dica está relacionada à tecnologia. Sempre que possível o administrador deve dar a conhecer aos condóminos sobre soluções tecnológicas que possam representar maior bem-estar e segurança, através de soluções acessíveis e evitar possíveis dissabores com a falta de segurança. Leia o artigo “Comandos de garagem dão lugar ao telemóvel”, confira as vantagens e desvantagens. Leia mais acerca das nossas dicas sobre tecnologia, “porta com fechadura inteligente, tecnologia em biometria.”

[/membership]