Como escolher a administração de condomínios

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Neste artigo, damos algumas dicas de como escolher a administração de condomínios a ser contratada. Fazer uma triagem das empresas, nem sempre é tarefa fácil. Os clientes procuram por credibilidade, transparência, competência e flexibilidade das empresas de administração de condomínios. No entanto, apesar de serem empresas especializadas, nada garante que tenham realmente profissionais especializados. Assim como um escritório de contabilidade pressupõe-se existir um contabilista. Um escritório de jurídico estão associados aos advogados ou solicitadores. O mesmo não se verifica na administração de condomínios, na medida em que o administrador pode ter qualquer formação ou nenhuma, e muitas vezes o ‘marketing’ é muito bem utilizado. Neste sentido, escolha da administração de condomínios deve sempre ser muito cautelosa. Promessas de serviços jurídicos

1-Pesquise o histórico das empresas em busca de credibilidade

Para começar, poderá questionar os vizinhos sobre a empresa contratada no seu condomínio, é sempre uma boa alternativa. No entanto, as procuras na Web ajudam a refinar as pesquisas, poderá escolher várias empresas num raio de determinados quilómetros do seu prédio. Se a sua procura for através motor de busca da Google, muita atenção aos comentários efetuados as empresas. Não se deixe iludir por uma boa pontuação, é função da empresa passar credibilidade ao público. Deste modo, por vezes as empresas são pontuadas por familiares, funcionários e empresas parceiras, que não possuem a verdadeira experiência do cliente. Por tanto, dê mais relevância as reclamações, na medida em que estas tem grande probabilidade de serem reais.

2 — Procure saber qual é a formação do administrador e/ ou quanto tempo a empresa atua no mercado

Este sector apresenta serviços padronizados, são raras as empresas que se destacam por prestarem serviços diferenciados. A experiência é muito importante como em qualquer profissão, procure saber a quanto tempo a empresa de administração de condomínios está no mercado. Se a empresa for nova no mercado, procure saber a formação profissional e académica do administrador e da equipa. Recomendamos que essa questão seja sempre levantada, até mesmo aos administradores experientes, na medida em que a formação do administrador representa uma vantagem e deve ser questionada. Desta forma, irá perceber mais facilmente o que esperar da gestão.

3 — Solicite orçamentos e o envio da apresentação dos serviços da empresa

Para solicitar orçamento deverá enviar ata com a aprovação de contas, certifique-se que possui a menção da permilagem do prédio nestes documentos. Deve também mencionar os serviços básicos que pretende. Assim, considere no mínimo 3 orçamentos, quanto mais solicitar, melhor. Solicite também, uma apresentação dos serviços da empresa.

4 — Avalie os orçamentos

Agora poderá comparar os orçamentos e os serviços prestados. Lembre-se que o barato pode sair muito caro. Ao analisar os orçamentos, procure verificar se as contas estão corretas. Outra dica importante é compara o valor das contas aprovadas no seu condomínio e enviadas à empresa, com o orçamento produzido pela mesma. Para ajudar na tarefa, poderá utilizar o mapa em formato Excel sobre análise das contas do condomínio. O objetivo deste mapa é ajudá-lo a compreender se os valores orçamentados são semelhantes aos dados reais. Portanto, a função do mapa é saber quais são os desvios entre o orçamentado e os valores reais.

 

 

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