Os comandos de garagem dão lugar ao telemóvel. Esta dica é tecnológica, de segurança e ao mesmo tempo uma dica de poupança para o condómino. A tecnologia GSM – Global System for Mobile, permite que o portão da garagem seja aberto com a utilização do telemóvel.
Os comandos de garagem multifrequência (280~868 MHZ) custam em média 25 € com a codificação. No entanto o preço varia conforme a marca e qualidade dos mesmos. Contudo, as vantagens em colocar esta funcionalidade no telemóvel são inúmeras, explicaremos mais abaixo.
Inconveniente dos comandos de garagem
Os inconvenientes do comando de garagem estão relacionados, nomeadamente, as avarias e codificações. Geralmente entregues a um técnico, o que poderá representar mais um custo ao condómino. O tamanho, por serem pequenos, podem ser perdidos com facilidade. Para além da troca periódica de pilhas e dos gastos com comando por fração pender a serem mais elevados.
Como funciona a tecnologia GSM?
O dispositivo possui um cartão de telemóvel normal, deverá escolher a operadora e tarifário o mais adequado, como por exemplo um tarifário sem carregamentos obrigatórios.
Como funciona o sistema?
A memória do dispositivo armazena todos os números de telemóveis das pessoas autorizadas a abertura do portão, desta forma, quando um condómino faz a ligação, a chamada é rejeitada para que o saldo não seja gasto, tenham poderá enviar SMS e é verificado se aquele número está na lista das pessoas autorizadas e o sistema abre o portão. Caso o número não esteja autorizado, apenas rejeita a chamada. A pensar na segurança do condómino, desenvolvimentos um artigo sobre “portas com fechadura inteligente“, confira .
Imagem de rawpixel por Pixabay
As vantagens do sistema GSM em relação ao tradicional comando, são nomeadamente:
A segurança é um fator de destaque, na medida em este sistema não pode como ser copiado ou clonado, desta forma, funciona somente com os números autorizados. O comando de garagem tradicional possui a desvantagem de poder ser copiado com muita facilidade.
Não é necessário um técnico para a remoção ou adição dos números autorizados, em caso de venda do imóvel, extravio do telemóvel, troca de número ou outro condicionante, a segurança e a comodidade são asseguradas.
Basta uma chamada sem nenhum custo, para abrir o portão da garagem a qualquer distância, ao contrário do comando.
Em caso de furto nas áreas comuns da garagem, a primeira providência é trocar todos os comandos. No caso do sistema GSM, somente aos autorizados conseguem abrir o portão.
Ao sairmos de casa, levámos connosco vários objetos indispensável, como por exemplo, a chave de casa, o comando da garagem, chaves do carro, telemóvel, etc. O sistema SGM torna o comando de garagem um objeto obsoleto, na medida em que o telemóvel poderá desempenhar esta função.
Os preços são muito variados, contudo, um bom equipamento com 1000 utilizadores, pode ser encontrado no mercado por 150 euros e em alguns casos a instalação está incluída no preço do equipamento.