A manutenção semanal é realmente uma vantagem?

É realmente uma vantagem ou estratégia de marketing _ a

No sector da administração de condomínios, a tendência é oferecer serviços de manutenção com visitas semanais ou quinzenais. A manutenção semanal parece-lhe muito ou pouco? Este bónus, dado aos condóminos, costuma ser muito bem-visto na escolha da administração de condomínios. Mas será mesmo necessário? Quais são as tarefas executadas neste tipo de manutenção?

A manutenção do condomínio é fundamental para a conversação do mesmo. No entanto, não podemos confundir esse tipo de manutenção, que funciona como uma espécie de “vista de verificação”, em contrapartida, com planeamento de manutenção preventiva, toda a administração de condomínios sabe disso. Contudo, na prática essa “vista de verificação” pode não ser tão eficaz e os motivos são os próprios serviços apresentados.

Quais são os serviços de manutenção semanal ou quinzenal que normalmente usufrui?

Estes serviços são orientados para a verificação do bom funcionamento do condomínio e resolução dos problemas superficiais, entre eles, podemos mencionar:

  • Substituição de lâmpadas de toda a espécie;
  • Substituição de disjuntores;
  • Substituição de botões de pressão;
  • Verificação do funcionamento das fechaduras de todas as portas comuns;
  • Afinação de molas e portas;
  • Verificação dos trabalhos efectuados pelos fornecedores dos condomínios;
  • Data de inspeção aos extintores de incêndio e recursos de emergência;
  • Verificação com técnicos especializados das centrais de incêndio e de deteção de monóxido de carbono;
  • Verificação de outros equipamentos eletrónicos da estrutura do prédio;

A observação que se coloca é a seguinte: Se o administrador possui um planeamento preventivo de manutenção para o edifício, muitas destas tarefas deixam de fazer sentido, como por exemplo, a verificação da data dos extintores ou a verificação com os técnicos especializados em que é agendada e não ocorre sempre, por isso, também deveria fazer parte do planeamento de manutenção preventiva.

Por regra, a substituição das lâmpadas é efetuada após algum condómino contactar a administração de condomínios, o cliente não gosta de esperar, prefere pagar a deslocação e mão de obra, do que esperar para a semana seguinte. Geralmente, os clientes pagam apenas os materiais utilizados quando as vistas são estipuladas com intervalos semanais ou mensais.

Porque essas condições devem estar muito claras?

Na maioria das vezes, o condómino entende que esses serviços de manutenção abrangem mais atividades do que realmente ocorre. Se por acaso, for necessário trocar dois ou mais dispositivos de iluminação de emergência, provavelmente pagará a mão-de-obra e deslocação. Apesar da administração mencionar a substituição de lâmpadas como um serviço oferecido. A partir das verificações efetuadas pelo técnico, são contratados os serviços específicos para cada problema que surja no condomínio.

O condómino deve solicitar o planeamento anual ao administrador, desta forma conseguirá perceber quando serão executadas inspeção e manutenção obrigatórias.

Em conclusão, a entrada e saída de estranhos no prédio deve ser minimamente acautelada. Uma verificação por mês é o suficiente, desde que seja registada através de relatórios, contendo uma listagem com todos os itens verificados pelo técnico. Este relatório deve ser comparado com o plano anual elaborado pelo administrador com a finalidade de conhecer alguns os desvios da manutenção, como por exemplo, a troca de lâmpadas e o tempo útil de vida das mesmas.

Poderá importar para o seu computador o Cronograma de Manutenção preventiva do Condomínio e/ou ler mais sobre o assunto eManutenção preventiva uma urgência nos condomínios.

 

Deixe uma resposta